Já ouviu falar do kefir? A aparência é semelhante a de um iogurte, muita gente já conhece e consome diariamente como hábito de uma vida mais saudável. Para quem ainda não conhece, vamos falar um pouco sobre o que é e seus benefícios, em especial para a saúde da mulher:
Kefir é uma bebida fermentada rico em bactérias probióticas que melhoram a flora intestinal, auxiliam na imunidade e melhoram o trânsito intestinal, ajudando a manter a saúde geral do organismo. Além disso o kefir é bastante utilizado por mulheres que querem emagrecer, por ter poucas calorias e muitas proteínas.
A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para:
- Impulsionar a imunidade;
- Tratar doenças inflamatórias do intestino;
- Construir densidade óssea, combatendo a osteoporose que é muito comum na fase da menopausa;
- Lutar contra alergias;
- Melhorar a digestão da lactose;
- Matar o fungo Cândida, que causa Candidíase;
- Desintoxicar o organismo.
Existem dois tipos de kefir:
1- De leite
Como o próprio nome diz, o kefir de leite precisa de leite pasteurizado (integral, semidesnatado ou desnatado), leite de coco ou leite de castanhas como base.
2- De água
Esse tipo se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara.
Como fazer?
O kefir pode ser feito em casa. É muito comum encontrar na internet grupos de doação, mas você também pode encontrar os grãos de kefir para comprar. Para fazer é simples, basta adicionar uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite, água adoçada ou água de coco. Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas. Escorra o líquido com um pano de queijo e seu kefir está pronto para consumo.