Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

O que é?

A inseminação artificial ou inseminação intrauterina (IIU) é um método que consiste na injeção de espermatozoides dentro do útero da mulher no seu período fértil, ou seja, quando ela está ovulando, facilitando assim a união dos gametas (feminino e masculino) para a formação do embrião.
A técnica é indicada para os casos de:

  • Mulheres com distúrbios de ovulação: geralmente são mulheres que têm irregularidade da menstruação. A causa mais comum é a Síndrome do Ovário Policístico.
  • Presença de muco espesso (fator cervical): todas as mulheres produzem um muco no colo do útero que muda suas características de acordo com a fase do ciclo menstrual. No período ovulatório (período fértil), essa secreção se torna mais líquida e permite a entrada dos espermatozoides para dentro da cavidade uterina. Em algumas mulheres, esse muco produzido continua espesso e torna-se hostil para a subida dos espermatozoides, que não conseguem chegar as trompas.
  • Homens com sêmen discretamente alterados: alguns homens apresentam uma concentração no limite inferior da normalidade e uma porcentagem razoável de espermatozoides. Nesses casos, a gravidez espontânea é mais difícil devido a essas pequenas alterações no sêmen.

Como funciona?

Primeiramente é coletado o sêmen do homem e as amostras são selecionadas em laboratório, separando os espermatozoides de acordos com a sua mobilidade. Enquanto isso, a mulher toma medicamentos para induzir a ovulação, que podem ser via oral ou através de injeções. Quando os folículos estão prontos, é administrado um medicamento que permite a liberação dos óvulos e então é marcada a colocação dos espermatozoides no útero da mulher. Os espermatozoides podem ser depositados no colo do útero, no processo chamado inseminação ultra-cervical, ou mais próximos às trompas, na inseminação intrauterina. Atualmente o segundo método é o mais utilizado, por ter melhores resultados.

Resultados

Em torno de 12 dias após a inseminação, é feito o exame para saber se o óvulo foi fecundado. Diferente da fertilização in vitro, que fertiliza o embrião em laboratório, a inseminação artificial facilita a chegada do espermatozoide ao óvulo no período fértil da mulher para que haja a fertilização. Tem cerca de 12% de chance de produzir resultados eficazes.