A endometriose é uma doença que acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva e se caracteriza pela existência do endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) fora do útero.
O ganho de peso e o consequente aumento do tecido adiposo (gordura), produzem excesso de hormônios femininos e levam a gravidade da doença, com a desenvolvimento de sintomas como: dor, inchaço, irritabilidade, fadiga e inflamação.
A nutrição tem papel fundamental, pois modula, através de nutrientes, especialmente antioxidantes, os fatores inflamatórios e imunológicos, além de auxiliar no processo de destoxificação, auxiliando na eliminação de toxinas.
Uma dieta balanceada, promove a ingestão equilibrada de macro e micronutrientes, auxiliando de maneira positiva o tratamento da endometriose.
Algumas dicas:
Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras; incluir sementes, grãos, temperos naturais, carnes magras, peixes, ovos, oleaginosas, óleos (gergelim, linhaça, oliva), frutas vermelhas secas.
Evitar / diminuir a ingestão de alimentos inflamatórios: proteínas animais (excesso), frituras, embutidos, bebidas alcoólicas, refinados (açúcar, grãos com presença de glúten – trigo, centeio, espelta, cevada e aveia), soja, processados, ômega 6 (óleos em geral), além de produtos com presença de corantes e conservantes.
Procure nossa nutricionista para programar sua alimentação!
Flávia Zibordi Camargo
Nutricionista / CRN3 – 3472