O HPV (Human Papiloma Virus) é um vírus que pode ser transmitido sexualmente e causar infecções na área genital. Ele pode ser controlado, mas ainda não há cura. Nas mulheres, quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo do útero.
Podem existir sintomas nas pessoas infectadas ou não. Quando se manifesta, um dos principais sinais da doença é o surgimento de verrugas na região da vagina e no ânus. Já os sintomas não visíveis a olho nu podem aparecer como lesões no colo do útero.
O Papanicolau é o primeiro exame que vai detectar esse tipo de lesão no colo do útero. Caso sejam observadas alterações que o HPV pode causar nas células, o médico poderá solicitar mais exames para confirmar a presença do vírus.
A prevenção é feita principalmente com a vacina bivalente ou quadrivalente e o uso de preservativos em todas as relações sexuais. No caso do HPV, existe ainda a possibilidade de contaminação por meio do contato de pele com pele, e pele com mucosa. Isso significa que qualquer contato sexual – incluindo sexo oral e masturbação – pode transmitir o vírus. O contágio também pode ocorrer por meio de roupas e objetos, o que torna a vacina um elemento relevante da prevenção, bem como a prevenção e tratamento em conjunto do casal.