Avenida Adolfo Pinheiro, 2054 - cj 506 5º andar - Santo Amaro – São Paulo (11) 5181.3859 / (11) 5182.6321 atendimento@clinicagynecare.com.br

 

Logo nos primeiros dias após o parto, a mulher tem um sangramento, que acontece porque o útero está eliminando o material que o revestia durante a gestação e voltando ao seu tamanho normal. Também chamado de lóquio, esse sangramento pode durar de 3 a 6 semanas, mas ainda não é a menstruação. Muitas mulheres acham que esse sangramento já é o ciclo menstrual voltando ao normal e depois se preocupam quando no mês seguinte a menstruação não vem, achando que tem algo errado.

O que muitas mães não sabem a respeito da menstruação no pós-parto, é que a amamentação tem relação direta com a volta do seu ciclo menstrual.

As mães que amamentam regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, podem passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Ou seja, quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

As que não estão amamentando podem ter os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto, ou pode demorar de dois a três meses para voltar, isso vai depender do organismo de cada uma.

 

É possível engravidar amamentando?

O organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes da mulher menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se não adotar um método anticoncepcional logo que retomar as relações sexuais, a mulher pode engravidar antes mesmo de voltar a menstruar. Essa situação é, inclusive, bastante comum.

Alguns tipos de pílula não são adequados para a fase de amamentação, portanto converse com o ginecologista e com seu parceiro para decidir qual é o melhor método preventivo para o casal.