O que é?
O coletor menstrual ganhou muita visibilidade nos últimos anos e ainda divide opiniões entre as mulheres. Feito de silicone medicinal, o coletor substitui o uso dos absorventes comuns. Ele é flexível e se adapta facilmente ao corpo, tornando-se quase imperceptível durante seu uso.
Como funciona?
Antes de iniciar a utilização do coletor, ele deve ser fervido de 5 a 8 minutos. Depois disso, higienizar bem as mãos para que não haja o risco de contaminar o coletor.
Para inserir deve-se dobrar o coletor. Logo após ser inserido, o coletor se abre e se molda facilmente ao corpo.
Quando bem encaixado faz um vácuo que impede que o sangue menstrual vaze, trazendo conforto e liberdade de movimentos para o dia a dia.
Importante lembrar que o coletor deve ser esvaziado a cada oito ou no máximo 12 horas.
Tem validade?
Geralmente o coletor dura até 10 anos, se seguidas as instruções de uso e higiene corretamente.
Tem alguma contraindicação?
O produto é contraindicado para virgens, adolescentes na primeira menstruação, mulheres em período pós-parto e mulheres com deformidade vaginal.
Quais os principais benefícios?
Por não deixar que o sangue menstrual fique em contato com a pele, o coletor diminui a incidência de infecções e alergias decorrentes do uso do absorvente comuns, tanto internos quanto externos, e também a proliferação de bactérias na região íntima.
Além disso, possibilita que a mulher faça todas as atividades físicas, mesmo que tenha fluxo intenso. Na hora do sono, quando mais tem a possibilidade de vazar sangue (se está sendo utilizado um absorvente comum), o coletor continua sendo muito eficaz, trazendo máxima proteção.
Outros benefícios que vale a pena citar são a economia e a consciência ecológica: uma vez que o coletor dura até 10 anos, o investimento é feito somente uma vez nesse período e não todo mês como ocorre com os outros tipos de absorvente, gerando também menos lixo – o esvaziamento pode ser feito em até 12 horas, enquanto com os absorventes comuns o período de troca é a cada duas horas.