O que é?
Trata-se de um tratamento de rejuvenescimento vaginal, o qual melhora o estado da mucosa que reveste as paredes vaginais utilizando procedimentos mini-invasivos assistidos a laser. Não é um tratamento estético, como o termo “rejuvenescimento” pode sugerir, mas, devido aos efeitos benéficos do tratamento, ele “rejuvenesce” o tecido vaginal, restaurando a funcionalidade perdida com o tempo.
Este procedimento é realizado por um médico, ambulatorialmente, não envolve incisões ou suturas e não requer mais que uma hora por sessão.
O tratamento usualmente não requer anestesia; porém, se a paciente preferir, um creme anestésico pode ser usado.
Qual a finalidade?
A ação de estimulação a laser melhora o estado da mucosa que reveste as paredes vaginais e promove a reidratação e recuperação funcional dos tecidos vaginais, os quais são afetados na menopausa, quando o organismo para de liberar os hormônios estrógeno e progesterona.
Graças à sua ação sobre fatores que determinam o ressecamento, fragilidade e perda de elasticidade da mucosa, este tratamento de regeneração pode eliminar sintomas incômodos de coceira, irritação e dor, que se tornam particularmente agudos durante o ato sexual. Como resultado, há uma melhora da qualidade de vida e atividade sexual.
Resultados
Os resultados podem ser observados após a primeira sessão; normalmente é recomendado um ciclo completo de 2 a 4 sessões, com intervalos de 30-60 dias entre elas. Porém, o número de sessões pode mudar de acordo com o nível de atrofia vaginal a ser tratada. Somente seu ginecologista pode avaliar e recomendar o plano de tratamento mais adequado após um exame cuidadoso.
Entre os benefícios estão a redução no ressecamento, sensação de ardor e dor durante relação sexual, o que contribui para uma melhora substancial na qualidade de vida. Os resultados podem ser melhor observados um mês e meio após a sessão.
Para entender melhor como funciona, clique aqui e veja um vídeo que ilustra o funcionamento do laser e seus resultados.